Energia solar em dias de chuva: funciona?
Você, assim como a maioria das pessoas, já deve ter se perguntado como funciona a energia solar nos dias de chuva. Pensando nisso, criamos esse conteúdo para te ajudar a entender o funcionamento do sistema nestes dias. 😊
A produção de energia solar em dias de chuva diminui com relação aos dias ensolarados. O motivo da redução é o fato de os painéis solares necessitarem da incidência solar direta.
Porém, é válido esclarecer que a redução não significa que o sistema fotovoltaico vai parar de funcionar. A chuva também contribui para a manutenção dos seus painéis solares, uma vez que retira a sujeira e outros elementos que possam prejudicar a geração de energia. Desta forma, mesmo com baixa a luminosidade causada por períodos de chuva, seu sistema continuará funcionando, porém, de modo mais lento.
Nos dias nublados, assim como nos chuvosos, o sistema fotovoltaico não deixa de produzir. O que acontece é que seu grau de funcionamento fica entre 10% e 30%, pelo fato da maior concentração de nuvens prejudicar o desempenho de irradiação.
Ajudamos a esclarecer sua dúvida?
Se gostou, compartilhe esse conteúdo para que possamos ajudar mais pessoas a entenderem as vantagens de aderir a um sistema de energia solar.
Fonte: Portal Solar