Agricultura e energia solar combinam? Conheça o Sistema Agrivoltaico
Você já se perguntou se a agricultura e a geração de energia fotovoltaica podem dividir o mesmo espaço?🤔 A resposta é sim e o nome disso é Sistema Agrivoltaico.😊
Vale destacar que nem todas as culturas são adequadas para esta aplicação, assim, este tipo de projeto precisa ser estruturado com agrônomos e equipes de engenharia dos integradores. Fazem poucos anos que essa combinação começou a ser considerada uma opção viável e, atualmente, é vista por países europeus e asiáticos como uma alternativa aos parques solares convencionais.
Na China, mais de 1 GW de potência instalada vem do uso do sistema, que quando introduzido no campo, ajuda a usar a terra e os recursos hídricos de maneira mais eficiente além de garantir uma renda extra ao proprietário das terras. A aplicação é constituída por painéis solares instalados há uma altura que possibilita o trânsito de máquinas por debaixo das placas.
Outro grande benefício do sistema é a redução no consumo de água, o aumento da produtividade e a redução nas perdas na lavoura, uma vez que a mesma deixa de ter exposição direta ao sol. A sombra parcial produzida pelos módulos fotovoltaicos pode reduzir o impacto do calor nos dias de verão, quando as temperaturas elevadas prejudicam a maior parte das culturas agrícolas. A redução da evaporação da água do solo é outro fator positivo. Culturas que tem necessidade de quantidade limitada de exposição solar podem ser selecionadas para aumentar sua produtividade sob os módulos fotovoltaicos.
Aqui no Brasil, ainda não existem projetos de agrivoltaicos, mas há um grupo formado por quatro empresas (ARaymond, SNEF Brasil, MMA Advogados e o Grupo Port Trade) que fechou uma parceria para trazer o sistema ao país.
Fonte: https://canalsolar.com.br