Eletropostos de carregadores rápidos ligarão a Região Sul
Rede com pontos de recarga de carros elétricos chegará a nove cidades gaúchas e catarinenses
A eletrificação no país ganha força com a nova rede de eletropostos com carregadores rápidos Rota Sul, que ligará nove cidades gaúchas e catarinenses. No Brasil, existem cerca de 1,8 mil estações de recarga particulares e públicas. Os postos existentes junto com os novos Rota Sul permitirão viajar de São Paulo para Punta del Este, no Uruguai, com a segurança de pontos de recarga rápida a cada 200 quilômetros.
A Rota Sul é primeira rede privada de eletropostos com carregadores rápidos. O projeto é uma parceria da Nissan, Movida, Rede de Postos SIM e a Zletric que investirão R$ 2,4 milhões em uma primeira fase. Os equipamentos de recarga ficarão nos postos de gasolina da Rede SIM.
Os primeiros cinco carregadores rápidos, modelo 60Kw com conectores CCS e Chademo, estão em fase final de instalação e funcionarão nas próximas semanas.
Os eletropostos serão localizados em São Sebastião do Caí, Gravataí, Gramado e Três Cachoeiras, no Rio Grande do Sul, e em Laguna, em Santa Catarina.
Outras quatro operarão até outubro em Caxias do Sul (RS), Bento Gonçalves (RS), Itajaí (SC) e Araquari (SC).
O presidente da Zltric, Pedro Schaan destaca que “a mobilidade elétrica já está no nosso dia a dia; ela não é mais o futuro, é o presente.” A ideia é que até o final do ano a Rota Sul atenda os três estados da Região Sul.
Os locais de implementação das estações de recarga são os postos da Rede SIM que contam com lojas de conveniência e opções de consumo durante o período de carregamento.
Os carregadores rápidos já estão funcionando nos postos SIM, na RS-122, em São Sebastião do Caí, e no Freeway, em Gravataí, na autoestrada BR-290 que liga Porto Alegre a Osório, no Litoral.
Para a Nissan, fabricante do Nissan Leaf, primeiro veículo elétrico produzido em larga escala no mundo e que é vendido no Brasil desde 2019, a Rota Sul reforça o objetivo da marca de contribuir para a mobilidade elétrica.
O diretor de Marketing da Nissan do Brasil, Humberto Gomez, reitera que o compromisso da montadora com a eletrificação vai muito além da simples oferta de veículos elétricos no país:
— Temos como missão desenvolver esta nova cultura da mobilidade por meio de acordos que incentivem o uso dos elétricos e apoiem o estudo da tecnologia e soluções ligadas à eletrificação.
Fonte: Gaúcha Zero Hora